segunda-feira, maio 30, 2005

Liga dos Campeões...



Liga dos Campeões: Sporting é cabeça-de-série na pré-eliminatória
Liga dos Campeões: F.C. Porto no primeiro pote, Benfica no último

O Sporting será cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e já conhece os potenciais adversários. Os «leões» são a sexta equipa melhor cotada nessa fase da competição.
O estatuto de cabeça-de-série permite ao Sporting (coeficiente 55.740 nas contas da UEFA) evitar clubes de nomeada como o Manchester United ou o Inter Milão. Na lista de 16 possíveis adversários estão nomes conhecidos e outros nem por isso. Bétis, Everton, Udinese, Basileia e Wisla Cracóvia são os clubes com lugar já assegurado.
Os nomes dos outros adversários dependerão do desfecho das eliminatórias anteriores. Seguindo a lógica, é possível avançar com os nomes dos adversários mais prováveis, critério igualmente adoptado pelo site «UEFA European Cup football», a página que faz há muito o levantamento exaustivo de rankings e coeficientes das competições europeias, base para esta análise.
À condição surgem então Partizan Belgrado, Shakhtar Donetsk, Maccabi Haifa, CSKA Sófia, Debrecen, Trabzonspor, Valerengen, Hadju Split ou Rapid Viena, curiosamente o primeiro adversário do Sporting na caminhada para a final da Taça UEFA 2004/05. Estes são os clubes com melhor «ranking» entre os que entram na segunda eliminatória. Se não passarem serão «substituídos» pelos seus adversários, que assumem o seu «ranking», pelo que as posições relativas não se alteram.

Que a sorte acompanhe o José Peseiro e o Sporting Clube de Portugal

Um Abraço a Todos