sexta-feira, setembro 15, 2006

As vindimas...



...As mulheres andam curvadas e fazem um ângulo recto com a terra, prenha de videiras. Trazem chapéus de palhinha, panamás, bonés, lenços; batas e calças de ganga, saias e jardineiras. São várias as idades que carregam. Os braços terminam em luvas amarelas, que permitem ripar os cachos de uva sem magoar os dedos, arrancá-los directamente do caule sem recorrer à tesoura da poda, segura na outra mão. Vão cantando estas mulheres, que aparecem e desaparecem entre os valados, a colorir a paisagem verde com as cores do seus chapéus. Os homens aguardam, em tractores e camionetas, os cestos carregados de uvas que lhes vão passando...


Nasce a uva na ramada

Para ser mártir um dia;

Mas depois de torturada,

É vida, Graça, Alegria...



Uvas Pretas, Padre-Nossos,

As brancas, Avé-Marias;

Rosário tão saboroso

Rezava-o todos os dias...



A vela dá-nos o pingo,

A uva dá-nos a "pinga"

Uma é vida que morre,

A outra é vida que vinga.


da Tradição Oral

Memórias da Revolução...Uma História Portuguesa...





Estava guardando os meus "papéis"...quando deparei com a revista "Notícias Magazine" que saiu com o Jornal de Notícias do dia 23 de Abril de 2006 e que tinha guardado religiosamente para mais tarde recordar...não resisti a publicar algumas das fotos que faziam parte de uma reportagem incluida na supra revista, sobre o povo do Couço corria o ano de 1975, as fotos são do fotógrafo Fausto Giaccone...num dia de ocupação em plena Reforma Agrária...!
A minha pequena homenagem a este povo, apesar da minha discordância da maneira como a dita Reforma Agrária foi executada, talvez quiçá por mau aconselhamento e superpervisão do MFA, nomeadamente por um senhor militar creio que na altura Capitão Andrade e Silva, que conheci nalguns comícios...!
Ficam aqui as fotos...!