sexta-feira, setembro 15, 2006

Memórias da Revolução...Uma História Portuguesa...





Estava guardando os meus "papéis"...quando deparei com a revista "Notícias Magazine" que saiu com o Jornal de Notícias do dia 23 de Abril de 2006 e que tinha guardado religiosamente para mais tarde recordar...não resisti a publicar algumas das fotos que faziam parte de uma reportagem incluida na supra revista, sobre o povo do Couço corria o ano de 1975, as fotos são do fotógrafo Fausto Giaccone...num dia de ocupação em plena Reforma Agrária...!
A minha pequena homenagem a este povo, apesar da minha discordância da maneira como a dita Reforma Agrária foi executada, talvez quiçá por mau aconselhamento e superpervisão do MFA, nomeadamente por um senhor militar creio que na altura Capitão Andrade e Silva, que conheci nalguns comícios...!
Ficam aqui as fotos...!

3 Comments:

At sexta-feira, setembro 15, 2006, Blogger Lady Drella said...

Você ia aos comícios? Ora... escreva lá essas memórias e conte-nos. Estava a ver que era só o Capitão Rodrigues que levava "porrada" e que se esqueciam do Andrade e Silva. Passar bem.

 
At sexta-feira, setembro 15, 2006, Blogger Coruche...Passado, Presente e Futuro said...

Olá boa noite amiga...permita-me que a trate assim...!
Assisti de perto a todo o processo da Reforma Agrária, vi a alegria contagiante e os rostos carregados de esperança numa vida melhor dos trabalhadores nos dias das ocupações...vi proprietários "presos" pelos militares do MFA a caminho do quartel de Vendas Novas, assisti a comícios liderados pelo Andrade e Silva, ouvi os seus discursos...vi, ouvi e presenciei injustiças, calunias e difamações...assisti a eleições de Comissões de Moradores...ao derrube das estátuas do Major Luis Alberto de Oliveira e do António Teixeira...á tentativa de derrube do Pelourinho na Praça da Liberdade...tive conhecimento das Listas Negras com os nomes a abater...dos saneamentos...etc etc...!
Compreendo tudo o que de errado foi feito durante o PREC...a má, informação prestada pelo MFA conduziu o povo a tremendas injustiças na esperança de uma vida melhor...é certo que foram feitas muitas conquistas...mas apenas por alguns...respeito o povo que participou neste processo...mas não posso concordar com a maneira como foi executado...! Entrego-lhe a si um abraço amigo carregado de admiração pelo povo da sua terra...com este post que agora comentamos deixei aqui uma pequena e singela homenagem ao Povo do Couço...! Um dia deste vou scanear dos os panfeltos e autocolantes que angariei durante o PREC e acredite que tenho vários do PCP etc...

 
At sábado, setembro 16, 2006, Blogger Lady Drella said...

Interessante. Interessa-me muito... venham daí esses panfletos e esses autocolantes. A discussão do PREC também a podemos fazer. Apesar de ter nascido muito tempo depois do PREC considero sempre a aprendizagem que posso fazer com TODOS os actores.

 

Enviar um comentário

<< Home