sábado, setembro 24, 2005

AUTÁRQUICAS 2005 1º DEBATE NA RVS…

Ouvi hoje com muita atenção o 1º debate das Autárquicas 2005, com os candidatos à Câmara Municipal de Coruche…na primeira apreciação pareceu-me um debate pouco ou nada esclarecedor dos projectos e propostas dos candidatos e respectivos partidos com vista ao mandato de 4 anos que se avizinha, das duas uma: Ou o modelo de debate não é o mais adequado (1 pergunta e 3 minutos para cada candidato responder, quando escutamos o ultimo já nos esquecemos do que disse o primeiro) ou o seu discurso não é o mais correcto e esclarecedor.

Passo a descrever a minha análise do mesmo:

Começamos por escutar o candidato da CDU o professor Ricardo Raposo: Utilizou um discurso demasiadamente intelectualista, talvez querendo passar a imagem de um futuro presidente inteligente, competente etc (o que não duvido), um discurso por vezes inóspito, não deixou de frizar que não tem apego ao poder…(então candidatou-se porque??) limitando-se a “ler” um rol de obras não concretizadas pelo executivo actual (mas não referiu as que estão já no papel, as que tem projectos aprovados etc), e a divulgar algumas obras que se propõe realizar nos próximos quatro anos, que em pouco ou nada divergem das dos outros 3 partidos, são mais obras em 4 anos do que em 25.
Não tenho a mínima dúvida que tem o dom da palavra tal como o seu camarada presidente anterior…e por falar em presidente anterior…ainda se lembram quem era não lembram?? Manuel Azevedo Brandão…actual candidato a Câmara Municipal de Arouca (sua terra natal) pela CDU acho…(se me engano perdoem não foi por mal…) e que segundo dizem por aí as más línguas…apregoa aos ventos ter saído de Coruche porque quis…é verdade da vila saiu porque quis…mas da Câmara saiu porque o povo também quis…e nestas coisas das eleições o povo é soberano!

Escutamos depois o candidato do PSD, o Sr. Engenheiro Manuel Sombreireiro, um homem respeitado por grande parte da população do concelho, fundamentalmente aquela parte mais ligada á agricultura, com um discurso inoportuno, meio atabalhoado e um pouco mais inóspito que o anterior, lá foi apregoando o seu programa eleitoral que em pouco ou nada difere dos restantes, ressaltou o seu desacordo com as festas e os passeios que a autarquia oferece aos reformados…(se não era essa a sua ideia…foi a que passou para cá dos microfones) criticou o governo…como se a eleições fossem para eleger o Primeiro Ministro, e pouco mais do que isto!!!
Também não se esqueceu de falar nas prendas (relógios, bonés, chapéus etc) dadas pela Câmara aos reformados, até parecia o mandatário e o candidato da CDU) como se ol “idosos” do nosso concelho fossem tão ignorantes que se deixam comprar por umas ofertaszecas…
E as conversas são como as cerejas…agora lembrei-me e já que estávamos a falar no PSD, porque será que o presidente do PSD o Dr. Marques Mendes não disse uma única palavra que fosse em defesa do seu candidato em Felgueiras e contra a Ex-Presidente Fátima Felgueiras e o “saco-Azul” da Câmara local???

Coube a seguir a vez de tomar a palavra o candidato do CDS/PP, Miguel Corte-Real, perdoem a minha ignorância mas nem sequer sabia que o CDS/PP iria concorrer…segundo parece apenas a Câmara Municipal, com o seu tom calmo habitual, não usou de novo os 3 minutos que lhe são atribuídos, (como já nos tinha habituado à 4 anos) lá foi divulgando também o seu programa eleitoral, curto mas praticamente idêntico aos anteriores…um discurso inócuo, incolor e inovador já que segundo disse “anda a pé e de Autocarro” vamos ter portanto menos uma despesa na Câmara o carro do presidente…e por falar em presidente…isto está melhorar no tempo do Manuel Brandão o presidente tinha motorista…no tempo de Dionísio Mendes o motorista “foi á vida” e agora…no tempo do Miguel Corte-Real é o carro que “vai á vida”!!! Isto Promete!!!
E fico por aqui e não digo mais nada…se o CDS/PP conseguir os 250 votos de à 4 anos é um bom resultado…!!!

Por último escutamos o candidato do PS e actual presidente da Câmara , Dr. Dionísio Mendes, pareceu-me “tenso” o que não é habitual nele, algo se passou esta semana que me escapou…mas lá foi divulgando as obras realizadas pelo actual executivo que lidera, onde se destacam algumas…que não vale a pena estar aqui a enumerar pois é consabido…falou também nas obras a realizar…foi conciso e rigoroso no discurso, mostrando o seu conhecimento da realidade do Concelho e as suas efectivas necessidades e da população, ao contrario do que disse o candidato da CDU…sobre ele!
Pouco mais à a dizer sobre o discurso do actual presidente…a obra vale o que vale…as pessoas valem o que valem…o povo é que tem que julgar…mas por vezes tem a memória curta…E já agora deixo aqui um recada ao sr. Presidente da Câmara…faça lá mais uma forcinha junto do poder central para que a Estrada Nacional 114 no troço Monte da Barca/Coruche seja repavimentada, se for necessário convoque uma manifestação e nós…povo do concelho aderimos concerteza e “cortamos” a dita…!!!

E não digo mais nada vou esperar pelo 2º debate e último dia 6 de Outubro…e também pelos das Juntas de Freguesias…penso que alguns prometem…se tiver tempo e já que estamos em tempo de eleições também prometo escrever mais regularmente…!!!

Um abraço a todos e obrigado pela paciência que tiveram em ler isto tudo…

Bom Fimde Semana…que vou um pouquinho á Feira de S.Miguel e á Feira do Largo…