terça-feira, dezembro 06, 2005

D. Afonso Henriques...

D.Afonso Henriques,, o Conquistador, foi o 1º rei de Portugal, filho do conde Henrique de Borgonha e de D. Teresa, filha de Afonso VI de Leão, que dera a seu genro o condado de Portugal.
Quando o conde D.Henrique faleceu, D.Teresa aliou-se a Fernão Peres de Trava, fidalgo galego, detestado pela nobreza e pelo povo. D.Afonso Henriques pôs-se á frente de uma revolta contra a Rainha e o valido, desbaratou em S.Mamede os partidários destes e ficou senhor do condado. Três vezes sucessivas invadiu a Galiza, derrotando os Leoneses na batalha de Cerneja (1137). Ameaçado pelos Mouros, que tinham evadido o território do condado, correu a Ourique e destroçou-os (1139) . Seguiram-se novas lutas com os Leoneses, ás quais sucederam-se tréguas, e que terminaram definitivamente, pelo Tratado de Samora (1143), em que Afonso VII reconheceu o título de rei que o D. Afonso Henriques tomara três anos antes, por imposição dos seus homens de armas.
Daí em diante, a vida deste rei foi uma luta contínua com os Mouros. Morreu com 74 anos de idade, tendo reinado 57. Jaz na Igreja de Santa Cruz em Coimbra, em mausoléu monumental, feito no tempo de D.Manuel I.
Morreu em 6 de Dezembro de 1185, faz hoje portanto 820 anos, fica aqui a minha homenagem ao 1º e quem sabe maior rei de Portugal...!