sábado, dezembro 31, 2005

Degradação Humana...PARA LER com atenção...


NÃO...NÃO É ESTA A IMAGEM DE HOJE (ULTIMO DIA DE 2005) DO JOÃO CARDOSO...
Detive-me hoje á conversa com o João Cardoso alguns minutos...não mais que 10, no Lar do Monte da Barca a sua casa nesta altura...! Fiquei feliz...pois nesses poucos minutos mantive-mos uma conversa de homem para homem sem "tabus" nem "preconceitos", sem "pena" nem "dó"...desabafei para quem ia comigo...o João Cardoso parece outra pessoa...uma pessoa como todos nós...!
De boa apresentação, com boa aparência, sem qualquer odor a alcool, asseado de barba desfeita, vestindo um "kispo" dos Correios, reparei numa chave quiçá de uma qualquer porta que guarda os seus segredos pendurada com um alfinete, de calça vincada e sapato engraxado...com um cigarro na boca (apagado para os poupar). Conversa-mos sobre ele...e contou-me:
-Acabei agora um "biscatezinho"...! O biscate é apanhar e varrer as folhas que vão caindo no grande largo do Lar. E lá foi dizendo que o seu problema agora são os cigarros...tem que os poupar para chegarem para o dia todo...foi quando percebi a razão de ter um na boca, apagado, um discurso flúido e convincente quanto baste para qualquer pessoa perceber que por enquanto está tudo bem com ele...depois das despedidas e dos votos de um bom ano lá fui...e o João lá ficou na rua sozinho, neste chuvoso ultimo dia do ano...mas também me confessou que já faltava pouco para as 4 horas... e perguntei o que vai acontecer ás 4 horas...e lá respondeu:
-Comemos o lanche ás 4 horas...!
Pelo que percebi...o João está contente e sente-se bem por ali...Deus queira que seja sempre assim...que Deus o ajude e guarde...!
Uma frase referindo-se a si próprio, ficou-me na memória:-Eu andava um bocadinho trapalhado.
Bem haja...quem lhe tem feito bem...!