domingo, junho 05, 2005

“A GAZETA DE CORUCHE” 03 de Setembro de 1911 Ano: 1 nº 1

Presidente da República

Foi aqui muito festejada a eleição do Dr. Manuel de Arriaga para o primeiro cargo da Nação. A Banda da Sociedade instrução Coruchense percorreu as ruas da vila tocando a Portugueza e subindo ao ar grande quantidade de foguetes enquanto o povo dando vivas á Pátria acclamava a República na pessoa do seu primeiro presidente.
Os paços do concelho conservaram hasteada durante o dia a bandeira nacional.



Chafariz da Praça

A Câmara Municipal mandou retirar o chafariz que existia no meu da Praça 5 d´ Outubro, ordenando a colocação numa das extremidades da mesma praça mas já fora do largo.
Applaudimos a medida que nos parece acertada porquanto de há muito que antipatisavamos com aquele espantalho que tão desastradamente alli foi colocado e que transtornava por completo a esthetica d´aquella praça.
Tiraram o jazigo falta só tirar a capella…



Prevenção

Previne-se todos os assinantes e leitores que o prazo para a troca das notas de vinte mil réis do typo antigo termina no próximo dia 15. A troca efectua-se na sede do Banco de Portugal e nas suas Agencias nos distritos.
Findo esse prazo só serão trocadas na sede do mesmo Banco.



Banda da Sociedade Instrucção Coruchense

Novamente reorganizada, tomou parte nas festas do Castello a banda da Sociedade Instrucção Coruchense, o que nos faz crer que não é ainda desta vez que ella desaparece.
Satisfeitos com tal resolução, não podemos deixar de felicitar a nossa direcção, bem como todos os executantes por não quererem deixar morrer uma sociedade que, além de instructiva, é de grande utilidade para o concelho.
Assim ao novo regente, sr. Oliveira, também endereçamos as nossas felicitações pela maneira como, em tão pouco tempo, conseguiu ensaiar a banda de forma a tocar no coreto, não com uma inexcedível perfeição, mas podendo ouvir-se com agrado em alguns números de musica.